Primavera começa com calor intenso e retorno das chuvas regulares; confira a previsão para a estação
Primavera começa com calor intenso e retorno das chuvas regulares; confira a previsão
A primavera promete trazer alívio após a maior seca da história do Brasil, com chuvas regulares e temperaturas moderadas. Saiba o que esperar da nova estação.
Data de início: A primavera começará no domingo, 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília) e irá até 21 de dezembro, às 6h21.
Após uma seca histórica, a primavera no Brasil deve trazer o retorno das chuvas regulares. Mesmo com as chuvas, há possibilidade de novas ondas de calor, principalmente na primeira quinzena de outubro.
De acordo com o meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo, haverá uma transição de um padrão mais seco e quente para uma condição mais úmida, com temperaturas amenas:
Vamos passar de um calor extremo e seco para um calor abafado com alta umidade.
Tendências para a Primavera
A primavera trará temperaturas mais próximas da normalidade ao longo da estação. A princípio, as temperaturas continuarão altas, mas devem se estabilizar gradualmente.
Até dezembro, ainda poderemos ter temperaturas acima da média, mas não tão extremas quanto no ano passado
, explicou Lucyrio.
Além disso, o retorno das chuvas regulares é esperado, com maior impacto no Centro-Sul do Brasil. O fenômeno La Niña, de fraca intensidade, também influenciará o clima, trazendo tempo seco ao Sul e chuvas mais irregulares no Centro-Sul.
Previsão de Chuvas por Região
- Em outubro, as chuvas voltarão com mais intensidade no Paraná, São Paulo e sul de Goiás, além de partes do Amazonas e Acre.
- Em novembro, a chuva retornará ao Sudeste e Centro-Oeste, norte do Amazonas, Roraima e sul do Pará.
- Em dezembro, as chuvas se espalharão pelo sul da Bahia, Tocantins e Pará.
Influência do Fenômeno La Niña
O La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico e deve se instalar durante a primavera. No entanto, sua intensidade será fraca, o que significa que seus efeitos no Brasil serão mais amenos.
O fenômeno pode aumentar as chuvas no Norte e Nordeste e trazer tempo mais seco para o Centro-Sul e Sul do país, com maior variação térmica devido à entrada de massas de ar frio.


Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário.